Cidade Bike representará a Paraíba em evento nacional

Cidade Bike representará a Paraíba em evento nacional

No final deste mês será realizado o Bicicultura, que é o maior encontro de mobilidade por bicicleta e cicloativismo do Brasil. O evento acontecerá de 26 a 29 de maio, na cidade de São Paulo, e está sendo organizado pela sociedade civil, criando um espaço amplamente propício ao compartilhamento de conhecimento e formação de parcerias entre cicloativistas, entusiastas, pessoas interessadas na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida por meio da bicicleta.

A representação paraibana no encontro nacional estará sob a responsabilidade do Cidade Bike, coletivo formado em João Pessoa para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e que teve sua proposta selecionada pela comissão organizadora do evento. Ao todo, foram submetidas ao encontro 250 propostas de atividades vindas de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Em sua apresentação, o Cidade Bike compartilhará as experiências vividas a partir de conversas com ciclistas que são abordados aleatoriamente pelas ruas de João Pessoa por meio da série #temciclistanarua. Cada abordagem é registrada em vídeo e publicada semanalmente na internet. Esse conteúdo audiovisual busca dar voz àqueles que têm pouco espaço para expressar suas ideias e opiniões, além de valorizar a utilização da bicicleta como transporte na capital paraibana.

A série também representa uma oportunidade de reafirmar o grande volume de ciclistas urbanos circulando em nossas ruas e de levar suas insatisfações ao poder público local.

Pessoas Envolvidas

Cidade Bike representará a Paraíba em evento nacional

Para os envolvidos no Cidade Bike, a participação no evento significa uma ótima oportunidade de posicionar a Paraíba no cenário do cicloativismo nacional. Sabemos que boa parte dos trabalhos desenvolvidos em nosso estado, sobretudo em João Pessoa e Campina Grande, em prol da utilização da bicicleta como modal de transporte e do uso mais justo e equilibrado dos espaços públicos não alcança âmbito nacional.

Reverter esse quadro e ter maior participação nacional é demasiadamente importante para fortalecer os movimentos, trazendo melhorias para os projetos locais.

A programação do Bicicultura 2016 contará ainda com palestras, oficinas, mostra de filmes, mostra de gifs animados, bicicletada noturna, concurso fotográfico, campeonato de BMX e outras atividades gratuitas, como feiras de trocas e exposição de novidades do mercado da bicicleta.

Assista o vídeo oficial do Bicicultura 2016:

Compartilhe

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *