Assine o Cidade Bike no Youtube!
Contagem de ciclistas

Contagem de ciclistas na Rua Francisco Porfírio Ribeiro, Mangabeira

contagem-de-ciclistas-francisco-porfirio-mangabeira

Com o objetivo de gerar dados mais concretos sobre a quantidade de ciclistas prejudicados com a remoção do trecho de 500 metros de ciclofaixa na Rua Francisco Porfírio Ribeiro, no bairro de Mangabeira, bem como para conhecer melhor os comportamentos desses ciclistas, o coletivo Cidade Bike organizou uma contagem manual no local. A ação contou com a ajuda de voluntários e foi realizada no dia 30 de novembro de 2016 (quarta-feira), das 5h às 19h.

Baseada em método bastante consolidado em todo Brasil – desenvolvido pela Associação Transporte Ativo (www.ta.org.br) – a contagem registrou 1251 ciclistas durante as 14 horas ininterruptas de observação. Um número surpreendente.

A pesquisa, iniciativa da sociedade civil organizada, apresenta conclusões que chamam atenção. Sem a ciclofaixa bidirecional que oferecia maior mobilidade aos que usam a bicicleta, o aumento de ciclistas na contramão aumentou cerca de 266%. Foram registrados 330 ciclistas na contramão (26,4%). Caso ainda houvesse a estrutura cicloviária, este mesmo estudo teria apontado apenas 124 ciclistas seguindo no contrafluxo.

ciclistas-na-contramao-contagem-francisco-porfirio-nov-2016

Esses e outros dados confirmam a hipótese sobre o desmedido prejuízo causado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), ao remover a ciclofaixa para beneficiar os automóveis, indo contra as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012). A ausência de uma estrutura capaz de delimitar o espaço de quem se locomove de bicicleta coloca em risco a vida dos ciclistas na região.

A partir de características observadas nos ciclistas, como utilização de mochilas, adaptações nas bicicletas, transporte de cargas e tipos de bicicleta, o relatório apontou que a maioria dos ciclistas faz uso da bicicleta como meio de transporte.

O relatório completo está disponível (PDF) para download juntamente com todos os dados brutos em planilha no formato XLSX. Para baixar os documentos é só clicar nos botões abaixo:

bt-baixar-relatorio

bt-baixar-dados-brutos

 

Foram colaboradores nessa contagem:

Alberto Jeronimo Rodrigues
Ana Cristina de Oliveira Melo
Analice da Silva Rodrigues
Caio Henrique Dantas Macedo Lima
Licota Di Pace Limeira Enedino
Lucca Abreu
Luiz Aurélio Figueiredo
Perla Figueredo Carreiro Soares
Ranieri da Silva Monteiro Saldanha
Roncalli Dantas Pinheiro
Shara Rachel Silva Dutra de Medeiros
Tiê Oliveira Pordeus
Wanderlan Gomes
Yebá Ngoamãn Martins Fagundes

 

2 Comentários

2 Comentários

  1. Willdes Luiza de Oliveira Santos

    16 de fevereiro de 2017 at 14:12

    Gostaria que conseguíssemos mobilizar a sociedade dos assacinatos cometidos em nossa cidade, para com ciclistas. Assim como está havendo uma mobilização nacional muito justa, a respeito do crime cometido ao servidor público, que estava em plantão substituindo em colega em uma operação da LEI SECA, o filho de FAMILIARES muito ricos, está livre, ou seja, teve em uma madrugada o relaxamento de sua detenção por um servidor (AO PÚBLICO). ENQUANTO UM GARÇOM MUITO JOVEM QUE ESTAVA EM UM CANTINHO DA BR ESPERANDO PARA SEGIR A SUA RESIDÊNCIA, SUA GENITORA VIU NA HORA DO CRIME O ASSASSINO PAGAR FIANÇA E SAIR LIVRE, E ESTAR LIVRE ESPERANDO JUGAMENTO. DESTACAMOS QUE SE TRATACA DE UMA MERCEDES PRETA, SEM PLACA, ONDE ESSE CONDUTOR TAMBÉM ESTAVA ALCOOLIZADO, FAZENDO RAXA OU PEGA OU DISPUTANDO CORRIDA COM OUTRO CARRO.
    ATÉ QUANDO A VIDA DE CICLISTAS NÃO SIGNIFICA NADA.

  2. Pingback: Nota de repúdio às declarações de Carlos Batinga durante entrevista ao Bom Dia Paraíba – Cidade Bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top