Assine o Cidade Bike no Youtube!
Eventos

Escola Bike Anjo ensina a andar de bicicleta em João Pessoa

O voluntário bike anjo Wendell Santeiros auxilia a aluna Vera Aguiar no equilíbrio.

O voluntário bike anjo Wendell Santeiros auxilia a aluna Vera Aguiar no equilíbrio.

Mais uma vez, voluntários da Escola Bike Anjo (EBA) se reuniram no Ponto de Cem Réis, localizado no centro de João Pessoa, para ensinar pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta. A atividade acontece todo mês, tradicionalmente no último domingo. Em junho, por causa das festividades juninas, o encontro precisou ser adiado para o domingo posterior (3).

A quantidade de alunos aumenta a cada edição. São pessoas de todas as idades que, por diferentes motivos, não aprenderam a pedalar. O encontro promove bastante troca de experiências, onde é possível escutar histórias curiosas, como a da senhora Cândida Moreira. Por ter nascido e crescido no campo, ela não teve a bicicleta presente em seu cotidiano. Ela domina a arte de andar a cavalo mas só veio conhecer a bicicleta depois de adulta, quando veio para a zona urbana.

“A gente não tinha velocípede nem bicicleta. A gente tinha cavalo, jumento…” (Cândida Moreira, aluna da EBA)

Diferente de Cândida, a aluna Nayara Aguiar chegou a ter uma bicicleta quando pequena, mas foi furtada da sua casa antes mesmo das rodinhas serem retiradas. Hoje, aos 23 anos de idade, Nayara está recuperando o tempo perdido e já conseguiu manter-se equilibrada sobre duas rodas na primeira aula. A irmã dela, Iaryn Aguiar, já sabe andar de bicicleta mas também frequenta as aulas da EBA para adquirir mais prática, até se sentir segura para sair pelas ruas da cidade.

Outro caso que chama bastante atenção é a história de Maria Helena, que viveu numa época em que mulher não podia andar de bicicleta. Apenas hoje, ela está realizando esse desejo ao lado do marido, Albenides Meireles, que também frequenta as aulas na tentativa de superar a frustração que o acompanha desde a juventude, quando desistiu de aprender a pedalar depois de ter sofrido algumas quedas.

“Fui criada por minha avó e, na época que eu era criança, não era permitido. Mulher não andava de bicicleta.” (Maria Helena, aluna da EBA)

O voluntário Guilhermo Rodriguez (Memo) em um momento de explicação com a aluna Maria Helena.

O voluntário Guilhermo Rodriguez (Memo) em um momento de explicação com a aluna Maria Helena.

 

albenides-meireles-escola-bike-anjo-joao-pessoa-eba-junho-2016

Na bicicleta, Albenides Meireles, feliz da vida depois de ter conseguido dar as primeiras pedaladas sozinho. A alegria também contagiou o voluntário Herson Alexandre, que testemunhou de perto.

Essas são apenas algumas das histórias contadas todos os meses, quando os voluntários da EBA se reúnem no Ponto de Cem Réis. A edição de julho já está marcada e acontecerá no dia 31, às 15 horas. Os interessados já podem confirmar presença no evento aberto no Facebook. A organização reforça que a atividade é gratuita e que não é preciso levar bicicleta.

A Escola Bike Anjo em João Pessoa endossa a campanha “2016 – o ano das bicicletas em João Pessoa“.

2 Comentários

2 Comentários

  1. Valdeci Soares Ferreira

    3 de março de 2017 at 16:42

    Sonho da minha infância. Tenho 61 anos.Na época mulher não andava bicicleta. Portanto, gostaria de realizar esse sonho.

    • Caio Henrique

      7 de março de 2017 at 02:56

      Olá, Valdeci. Nunca é tarde para realizarmos um sonho. A próxima edição da Escola Bike Anjo acontecerá em 26/03, no Ponto de Cem Réis, no período da manhã. Mais detalhes do evento serão publicados em breve, na página do Bike Anjo João Pessoa no Facebook. Acompanha por lá! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top