Assine o Cidade Bike no Youtube!
Saúde

Como os ciclistas urbanos devem se proteger dos raios solares

como-os-ciclistas-urbanos-devem-se-proteger-dos-raios-solares

Quem usa a bicicleta no dia a dia desfruta de muita coisa boa, diferente de quem utiliza outros meios de locomoção. A bicicleta permite observar a cidade de um modo mais real, sentindo os sabores e dissabores mais intensamente. Observar as ruas, as pessoas, sentir o clima na sua genuinidade é uma experiência que só a bicicleta pode proporcionar. Mas é preciso ter alguns cuidados quando se fala especialmente da exposição ao sol. Os raios solares provocam resultados diversos na pele e, sem a proteção devida, eles se acentuam ainda mais: bronzeamento, queimaduras, envelhecimento precoce, dermatoses (sardas, manchas, entre outras), desidratação, lesões oculares e câncer de pele.

João Pessoa é ótima para se pedalar! Com um clima tropical úmido e o vento no rosto dá até para esquecer o sol. Mas até nessa maravilha, os raios solares podem prejudicar a saúde do ciclista. Imagina para quem, por exemplo, resolveu ir ao trabalho todos os dias e ainda faz outras atividades em cima da bicicleta, ficando exposto ao sol pelo menos uma hora todos os dias. Para essa pessoa, torna-se indispensável a proteção contra os raios solares.

Para isso, alguns cuidados são necessários, como:

Uso de creme de proteção solar

É imprescindível o uso de um creme que lhe ofereça segurança ao utilizá-lo, de fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30. O preço varia entre R$ 15 e 100, a depender da marca e função do protetor. Algumas pessoas optam por não comprar, muitas vezes por não terem boas condições financeiras. Mas, se pensarem a longo prazo, vale a pena fazer um esforço, pois é melhor proteger-se, prevenindo potenciais complicações a longo prazo. Para as mulheres e homens vaidosos, existem alguns cremes que são protetor solar e base ao mesmo tempo, oferecendo proteção e cobrindo as imperfeições da pele do rosto. Não deve-se esquecer dos braços e mãos, que também devem estar protegidos. É importante sempre repor o protetor, especialmente cerca de 15 minutos antes de se expor ao sol.

Roupas

É interessante usar roupas que cubram o máximo que puder a pele, até porque usar protetor solar nos braços, mãos, pernas e rosto pode aumentar os custos do ciclista. Ao escolher suas vestes, não deixe de considerar seu gosto pessoal, percurso, tipo de trabalho etc. Ter sempre um casaquinho leve para colocar sobre a blusa é importante para minimizar a exposição ao sol, especialmente nos braços. Se preferir, é possível adquirir blusas com proteção UV, que estão disponíveis no mercado e são eficientes para proteção.

Óculos de sol

Quase sempre não lembramos que os raios solares podem danificar nossa visão e esquecemos de protegê-la. Portanto, usar óculos de sol com proteção UV é importante para garantir a integridade dos seus olhos, tanto de exposição ao sol como também de artefatos (poeira, cascalhos, mosquitos) que podem atingir o seu olho.

Chapéus

Podem ser utilizados também para auxiliar na proteção. Para isso, é importante ver o seu estilo e sempre se certificar que o chapéu estará bem fixado.

Por fim, vale lembrar que mesmo em épocas de oscilação de tempo em João Pessoa, deve-se usar proteção solar também em dias de chuva , pois os raios solares continuam interferindo na saúde da nossa pele.

Cuide-se e pedale.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top