Assine o Cidade Bike no Youtube!
De bike ao trabalho

Rotas alternativas para ciclistas

ciclorrotas-imagem-mapa

Muito se fala sobre o trânsito desfavorável para o uso da bicicleta em João Pessoa e esse fato pode ser bastante desencorajador no início, quando decidimos ir ao trabalho ou à faculdade/escola utilizando esse meio de transporte.

Às vezes, até mesmo o ciclista mais experiente tem receio de pedalar em certas avenidas de João Pessoa, seja pela velocidade permitida, seja pela estrutura física estreita ou até mesmo pelo frequente tráfego de ônibus. Entretanto, nenhum desses fatores torna impossível a nossa presença nas ruas – podemos ver inúmeros exemplos no painel #temciclistanarua.

Desta forma, nós, ciclistas urbanos que estamos iniciando nossa jornada de pedaladas, precisamos conhecer algumas alternativas para chegarmos aos nossos destinos de forma mais segura. Ao pensar nas rotas, nos preocupamos em escolher ruas com menor frequência de tráfego de carros e ônibus, ruas/avenidas que sejam paralelas ou que sejam próximas às avenidas principais.

Sugestão de rota: Tambaú – Centro

A primeira rota é para você que quer começar a ir da orla de Tambaú para o Centro. Se puder, prefira a Avenida Rui Carneiro à Avenida Epitácio Pessoa, pois passa ônibus com menos frequência, a quantidade de carros também é menor e a ladeira é menos íngreme. Quando a Rui Carneiro terminar, você terá que pedalar um trecho da Epitácio Pessoa até uma transversal chamada Avenida Piauí. Nela, você vira a direita e a próxima à esquerda, que é a Avenida Rio Grande do Sul, já no Bairro dos Estados. Essa avenida vai até o Tambiá, o Centro Histórico e suas imediações. Veja a imagem abaixo da rota descrita:

ciclorrota-praia-centro

Sugestão de rota: opção à principal dos Bancários

Esta outra rota pode ser feita dos dois lados, evitando a principal dos Bancários. Servirá para quem estuda/trabalha na UFPB, mora na zona sul e quer começar a usar a bicicleta como meio de transporte. Algumas dessas ruas, dependendo do sentido que você estiver, serão contramão. Mas, por serem muito tranquilas, é possível pedalar sem ter grandes sustos.

ciclorrota-zona-sul

Agora lembre-se, o fato de existir rotas alternativas não significa que você deverá fugir das principais sempre, afinal de contas, temos direito de estar nelas, assim como os demais veículos. Portanto, devemos ocupar os espaços que também são nossos por direito. As rotas aqui descritas servem apenas como alternativas para quem está começando a usar a bicicleta como meio de transporte e para quem ainda não conhece muito bem as ruas de João Pessoa e que precisa de uma ajudinha inicial.

E você, conhece alguma outra rota alternativa? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top