Assine o Cidade Bike no Youtube!
De bike ao trabalho

O exemplo do ciclista Marcelo Maximo

Vamos compartilhar com vocês a experiência de um ciclista pessoense que escolheu ir de bicicleta ao trabalho duas vezes por semana. Marcelo Maximo mora no bairro Portal do Sol e trabalha em Jaguaribe, no Centro Administrativo. Pode parecer uma distância exorbitante que separa a casa e o trabalho dele, mas nem tanto. São 11 quilômetros que ele já enfrenta com naturalidade. No percurso, ele passa por Bancários, Castelo Branco e Torre, até chegar a Jaguaribe.

Marcelo publicou um vídeo nas redes sociais na tentativa de fazer com que outras pessoas também aderissem à bicicleta. No início do vídeo, Marcelo mostra a distância média (em tempo) da sua casa até o trabalho. Em condições normais de trânsito, ele gastaria 80 minutos indo de ônibus; enquanto que, indo de carro, levaria 30 minutos. Pedalando, Marcelo leva apenas 38 minutos para chegar, provando ser super possível utilizar esse meio de transporte.

Confira abaixo os benefícios em ir de bicicleta ao trabalho:

1. Nem sempre o trânsito estará fluindo, podendo acrescentar longos minutos de espera num engarrafamento;

2. A locomoção por carro custa caro. Além da gasolina, os gastos incluem depreciação do bem, manutenção, seguro, impostos, estacionamento etc.

3. Dependendo do local de trabalho, encontrar vagas para estacionar pode ser um problema (mais tempo perdido);

4. Pedalar é uma excelente atividade física, refletindo na saúde física e mental do indivíduo. Com uma rotina constante de pedaladas semanais, já é possível perceber melhorias físicas e psíquicas;

5. Numa bicicleta, a relação com a cidade passa a ser outra, fazendo com que você enxergue o trânsito de forma mais humana e identifique, por exemplo, problemas de infraestrutura pouco perceptíveis a quem trafega num automotivo.

Faça como Marcelo, que provou ser possível adotar a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa. Ele escolheu ir duas vezes por semana. Comece experimentando ir um dia. Assim você estará contribuindo para uma cidade melhor e sendo exemplo para mais pessoas. Pense nisso.

2 Comentários

2 Comentários

  1. Igor Machado

    30 de janeiro de 2016 at 16:01

    Na tranquilidade da tração humana #vaidebike

  2. Perla

    31 de janeiro de 2016 at 15:18

    Parabéns pela atitude Marcelo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top