Assine o Cidade Bike no Youtube!
Saúde

Respirar João Pessoa de bicicleta é melhor que de carro

respirar-joao-pessoa-de-bicicleta-e-melhor-que-de-carro

Pare tudo e respire fundo. Sinta o ar que entra e sai em seus pulmões. Já parou para refletir na qualidade do ar que temos respirado? Essa é uma pergunta que poucas pessoas fazem, principalmente pelo ar tão agradável que ainda temos em João Pessoa.

A má qualidade do ar é um problema nas grandes cidades, especialmente pelos malefícios que causa à saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 7 milhões de pessoas têm morte associada à poluição do ar a cada ano.

Mas o que esse assunto tem a ver com o uso da bicicleta? A OMS sugeriu algumas medidas de intervenção para minimizar os agravos causados pela poluição. Dentre elas, investimentos no transporte público e na construção de redes seguras para ciclistas e pedestres. Tudo para desestimular o uso do automóvel.

A  vulnerabilidade dos ciclistas à poluição tem sido discutida em alguns espaços. A European Respiratory Society realizou estudo onde compararam pedestres e ciclistas, observando maior inalação de poluentes pelos ciclistas.

Entretanto, levemos em consideração a quantidade pessoas que se locomovem de carro em João Pessoa, seja para ir à padaria ou ao trabalho. Tal costume só piora, gradativamente, a qualidade do ar que respiramos. A bicicleta pode ser uma ótima solução para isso. Em horários de pico, por exemplo, ela costuma ser mais rápida que os carros, fazendo com que o ciclista passe menos tempo exposto ao ar poluente do que se estivesse motorizado.

Em João Pessoa, a poluição ainda não é considerada um problema cotidiano para as pessoas. Porém, a frota de carros na cidade tem aumentado notoriamente e, antes que isso se torne um problema real, é importante considerar algumas verdades. Dirigir com os vidros fechados, ar-condicionado ligado e em meio a um congestionamento não vai resolver o problema. Acontece que o ar poluído dentro do carro se dissipa mais dificilmente do que fora, tornando mais poluído o ar que está “preso” no automóvel.

Geográfica e climaticamente falando, João Pessoa é uma cidade ciclável. Nossos parâmetros de poluição não são os mesmos das grandes capitais e a umidade relativa do ar é adequada para respirar e pedalar ao mesmo tempo. A segunda cidade mais verde do Brasil merece e precisa de mais ciclistas nas ruas, mesmo que seja em pequenos trajetos. Isso trará um bem não somente para a saúde do indivíduo, mas para a cidade inteira.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top