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Legislação

O papel da bicicleta na democratização dos espaços públicos em João Pessoa

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O modelo de transporte urbano centrado nos veículos automotores vem sendo debatido, tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, no sentido da busca de soluções possíveis à grande circulação de automóveis nas cidades, principalmente das chamadas regiões metropolitanas.

Em virtude do planejamento das vias de circulação ter sido baseado essencialmente nos meios de transportes motorizados, atualmente o poder público busca através da construção de novas ruas, avenidas e duplicações diminuir os problemas de trânsito nas cidades, e a realidade da cidade de João Pessoa não é diferente.

Entretanto, a real solução dos gargalos da mobilidade urbana é bem mais complicada do que se pensa. Aqui em João Pessoa também foram pensadas saídas à circulação caótica, e exemplos disso é a duplicação das avenidas Epitácio Pessoa e Panorâmica (Altiplano).

Tais obras irão imediatamente resolver a problemática de acesso aos principais pontos de circulação da cidade, todavia, a atual visão de mobilidade urbana ensina que mais importante do que aumentar a capacidade viária, como estamos observando, é entender quais as necessidades de deslocamento das pessoas, e quais fatores interferem na escolha do meio de transporte mais adequado às situações do cotidiano.

Assim, antes do poder público optar somente pela ampliação dos espaços de circulação urbana, como vemos hoje, é fundamental inserir no debate o elemento da democratização dos espaços de mobilidade urbana, realidade em que as soluções não passam apenas pela adequação temporária das vias de circulação, mas exigem uma dialética com os sujeitos urbanos.

Nessa dialética, surge como umas das alternativas mais viáveis, além das mais indicadas pelas atuais políticas de mobilidade urbana, a utilização da malha cicloviária como mais uma opção à solução dos problemas de mobilidade urbana. Como experiências brasileiras bem sucedidas de opção pelo modal cicloviário, temos as cidades de São Paulo e Porto Alegre.

Em João Pessoa, a experiência de expansão do plano cicloviário, iniciado pelo bairro de Nova Mangabeira, viabilizou a construção e extensão de várias ciclovias e ciclofaixas na zona sul, porém, ainda não visualizamos o compartilhamento democrático de soluções, num cenário em que a malha cicloviária é uma alternativa bem viável.

A ideia não é segregar espaços urbanos, mas ilustrar ao poder público que outras soluções democráticas, sustentáveis e compartilhadas são possíveis na realidade da infraestrutura urbana da cidade de João Pessoa, despontando a bicicleta, ou melhor, a malha cicloviária, como mais uma solução prática e viável.

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