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O sistema de bicicletas compartilhadas que João Pessoa perdeu

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Imagine estações de aluguel de bicicletas espalhadas pela cidade, onde qualquer um pudesse tomar uma bicicleta, utilizá-la e devolvê-la na mesma ou em outra estação. Modelos desse tipo já funcionam em diversas cidades brasileiras e têm se demonstrado eficazes como contribuição na inserção da bicicleta nas cidades. E em João Pessoa?

Alguns podem não lembrar, mas João Pessoa já contou com um sistema de bicicletas compartilhadas, sob a manchete de ter sido a primeira cidade do Nordeste e a terceira do Brasil a implementar o modelo. O projeto foi batizado de “Pedala João Pessoa” e inaugurado em março de 2010. Com apenas 3 estações – todas localizadas na orla – a pretensiosa promessa era de que a novidade atenderia não apenas atletas e turistas, mas toda a população que resolvesse utilizar a bicicleta como meio de transporte na cidade. Óbvio que bastava olhar a modesta quantidade de estações, bem como suas localizações, para perceber o exagero.

Embora a utilização do serviço estivesse atrelada à compra de um passe diário que custava 5 reais (ou uma taxa mensal de 15 reais), a implementação do projeto gerou custos aos cofres públicos. As estações ficavam bem próximas umas das outras, distribuídas pelas orlas de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. Pouco depois de um ano, a falta de manutenção já havia ocasionado aparentes danos nos equipamentos, agravados pela exposição do maquinário ao castigo do sol e da maresia.

As dificuldades e burocracia exigidas para retirar a bicicleta causaram decepção em muitos usuários, que precisavam passar as informações do cartão de crédito pelo celular. Os turistas, por sua vez, tinham os custos aumentados consideravelmente por terem que pagar taxas de deslocamento sempre que efetuavam as chamadas telefônicas.

Passados dois anos da inauguração, em abril de 2012, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) anunciou que o sistema iria ser recolhido para passar por um processo de reestruturação. A justificativa era que o projeto estava atendendo apenas uma demanda turística e, por causa disso, precisava ser ampliado para outros públicos. Isso tornaria a bicicleta uma real opção de transporte para pequenos e médios percursos na cidade, efetivamente. Havia rumores de que seriam instalados 80 novas estações de aluguel. Algo impressionante se a realidade não tivesse sido absolutamente adversa: a conclusão da manutenção nos equipamentos nunca foi anunciada, as estações nunca foram devolvidas à população e o que foi chamado de “desativação temporária” dura até hoje.

Confira o recorte da notícia divulgada, na época, no site da Prefeitura sobre a desativação do Pedala João Pessoa:

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O trecho onde diz que Nilton Pereira preferiu “não divulgar prazo para que o sistema volte a funcionar” abre margem para acreditarmos que as intenções da Semob-JP eram premeditadas (publicada em abril de 2012).

Desde o lançamento do “Pedala João Pessoa”, inúmeras cidades brasileiras já instalaram o sistema de bicicletas compartilhadas. O Rio de Janeiro, pioneiro no país na instalação do sistema, conta hoje com 600 bicicletas distribuídas em 60 estações, sendo responsável por mais de 125.000 viagens mensais. Cidades no Nordeste também já receberam sistemas de compartilhamento de bicicletas. Enquanto isso, os pessoenses nunca tiveram suas bicicletas compartilhadas de volta e os gestores públicos não vêm praticando investimentos para incentivar esse tipo de deslocamento.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Semob-JP para tentar conseguir explicações sobre a não reativação do sistema compartilhado de bicicletas mas não obtivemos resposta de clareza mínima. Também solicitamos informações sobre o valor total gasto na implementação do sistema. Mesmo diante de uma pergunta objetiva e simples, a Semob-JP não nos respondeu.

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