Assine o Cidade Bike no Youtube!
Imprensa

Programa “Nosso Planeta” fala sobre mobilidade sustentável

perla-carreiro-ciclista-reportagem-nosso-planeta-tv-assembleia-pb-mobilidade-sustentavel

Recentemente foi ao ar no programa Nosso Planeta, veiculado pela TV Assembleia PB, uma edição sobre mobilidade sustentável, conduzida pelo repórter Eri Alves. Dividido em dois blocos, o programa falou sobre os principais aspectos relacionados ao uso da bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e destacou alguns dos inúmeros benefícios proporcionados por esse tipo de veículo, além de apontar os principais problemas existentes na cidade para facilitar seu uso.

“A bicicleta promete revolucionar o nosso planeta.”

Mesmo com uma linha editorial mais inclinada ao aspecto ambiental, o programa trouxe à tona outros pontos bem peculiares da ciclomobilidade, apontando a bicicleta como uma das soluções para os problemas de mobilidade urbana. A abertura do programa já destacou a deficiência da nossa malha cicloviária atual, que tem menos de 50 quilômetros. A reportagem falou que isso fere o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), em especial o que é dito no inciso II do artigo 24, que é uma competência dos órgãos municipais. Segue recorte desse trecho na integra:

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas (Artigo 24 do CTB)

O programa não se restringiu aos aspectos de infraestrutura, discorrendo de forma breve sobre a falta de educação e de sensibilidade dos motoristas. Em depoimento, o ciclista entrevistado Antônio Manuel criticou as ocupações inadequadas das ciclovias em paralelo à falta de fiscalização.

Participou também da reportagem, o ciclista urbano Tiê Pordeus (o programa acabou creditando seu nome errado, colocando Yedá Oliveira), que falou sobre os altos investimentos em saúde pública que acontecem por causa do uso exagerado e descontrolado dos automóveis. “Tem outras amenidades que a bicicleta traz para a paisagem urbana que são interessantes, como é a questão do silêncio. Você se deslocando com um veículo desse, progressivamente a sociedade vai ficando mais saudável”, disse Tiê.

Participamos do segundo bloco da reportagem, onde eu e minha esposa Perla Carreiro compartilhamos nossas experiências desde que resolvemos adotar a bicicleta como transporte em João Pessoa e o quanto estamos satisfeitos com essa escolha. O programa também conseguiu apontar como o automóvel se faz presente em nossa cultura contemporânea e como isso tem afetado a vida das pessoas.

“Assim como todas as cidade brasileiras, João Pessoa foi pensada e estruturada para o carro. As ruas não foram projetadas para pedestre, ciclista e nem para motorista. Foram projetadas para o carro.” (Perla Carreiro)

Perla ainda falou de como o pensamento de que andar de bicicleta é perigoso está disseminado de maneira equivocada entre as pessoas na cidade e como isso consegue ser ainda mais forte entre as mulheres.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top