Assine o Cidade Bike no Youtube!
Eventos

Bicicletada Massa Crítica de abril acontece próxima sexta (29)

bicicletada-massa-critica-abril-2016-cidadebike

Nesta próxima sexta (29), última do mês de abril, acontecerá mais uma edição da tradicional Bicicletada, organizada pelo grupo Massa Crítica em João Pessoa. O evento acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo e representa uma verdadeira celebração de ciclistas. Em João Pessoa, a concentração acontecerá mais uma vez na Praça da Independência, no centro da cidade, a partir das 18 horas. Quem quiser conferir mais detalhes, pode acessar a página do evento no Facebook.

O assunto escolhido como tema para nortear a ocasião foi o uso da faixa exclusiva de ônibus pelos ciclistas. Muita gente ainda não sabe que, de acordo com a legislação, o ciclista tem direito de trafegar na faixa dita exclusiva aos ônibus. Vale lembrar também que, sob qualquer circunstância, a distância estabelecida por lei de um metro e meio durante a ultrapassagem deve continuar sendo respeitada pelos motoristas, seja de ônibus ou qualquer outro.

Nesses últimos dias, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) divulgou notícia falando sobre o assunto, esclarecendo esse direito e combatendo o desrespeito de motoristas de ônibus e taxistas para com os ciclistas – cena bastante comum, sobretudo em principais como a Avenida Epitácio Pessoa.

Depois de vários embates, a Semob-JP se posicionou de maneira clara com relação às bicicletas nas faixas exclusivas de ônibus, reafirmando o que consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na notícia publicada, o superintendente Carlos Batinga ressaltou que “o alerta é necessário para orientar àqueles que podem transitar na faixa exclusiva – ônibus e taxistas – a terem mais atenção aos ciclistas”.

Uma das intenções da Bicicletada que acontece nesta próxima sexta é reforçar a necessidade de continuar avançando nessa construção, consolidando os espaços dos ciclistas na cidade. Os ciclistas continuam apontando a necessidade de campanhas educativas que evidenciem esse mesmo posicionamento, além de maior rigidez na fiscalização para o correto cumprimento do código e mais respeito à vida.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top