Assine o Cidade Bike no Youtube!
Saúde

O uso da bicicleta pode ajudar na memória

bicicleta-memoria

Muito se fala sobre os benefícios que o hábito de pedalar proporciona para a saúde. Sempre ouve-se falar que faz bem para o corpo na melhoria do funcionamento fisiológico, tônus muscular, aptidão cardiovascular e perda de peso. Claro que nenhum desses benefícios deve ser desprezado, mas existem outros que mesmo não estando no topo da lista, merecem ser lembrados.

Em dias de tanto estresse e ativismo, a prática da atividade física tem tomado espaço terapêutico, o que na verdade deveria fazer parte do cotidiano de um modo bem mais natural do que tem sido. A bicicleta tem tomado esse espaço terapêutico, muitas vezes até como meio de locomoção, principalmente nas grandes cidades. O estresse da geração atual tem trazido inúmeros malefícios, especialmente para a saúde, onde um mero cansaço ao acordar à dificuldades de memória podem ser sinais de alerta. O uso da bicicleta no dia a dia pode proporcionar percursos prazerosos De ida ao trabalho, por exemplo, onde calor, suor ou risco de acidentes não superam os benefícios oferecidos.

Evidências científicas comprovam que a bicicleta pode ajudar nesse processo. Em 2012, Hötting e colaboradores realizaram estudo com homens e mulheres de idade entre 40 e 56 anos, sedentários, que foram submetidos à dois programas de treinamento – ciclismo e alongamento/coordenação, exercendo-os duas vezes por semana em um período de seis meses. Ao final desse período, foram observadas melhoras significativas na memória bem como uma correlação positiva entre memória episódica (memória de experiências pessoais, sem muitos detalhes) e aumento da aptidão cardiovascular, ou seja, quanto mais se pedalar melhor a memória.

Então, é fato que inserir o uso da bicicleta no dia a dia, mesmo que em pequenos trajetos, pode ser uma alternativa eficiente para o corpo e para a mente.

2 Comentários

2 Comentários

  1. M. Henrique

    21 de março de 2016 at 14:41

    Boa tarde

    Admirei muito este conteúdo.

    Cumprimentos!

    Marcio Somatodrol

  2. Marcio

    22 de março de 2016 at 11:31

    Boa noite

    Admirei muito este site.

    Abraços!

    Marcio no Guia do Somatodrol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas publicações

Somos um coletivo de pessoas que usa a bicicleta como meio de transporte em João Pessoa e que sonha com uma cidade mais ciclável.

Outras publicações

Acompanhe-nos no Facebook

Copyright © 2016 - Cidade Bike. Todos os direitos reservados.

To Top